Você deve estar imaginando nesse momento se as duas modalidades de capacitação são ou não a mesma coisa, certo? Pois bem, a sua dúvida sobre o que é Curso Livre e Curso Técnico termina agora.
Antes de apontar as diferenças, é necessário dizer que ambos os tipos de cursos são reconhecidos pelo MEC – Ministério da Educação. Portanto, não há qualquer tipo de irregularidade quanto a oferta desses cursos por empresas brasileiras, públicas ou privadas, devidamente registradas.
No entanto, o reconhecimento pelo Mercado de Trabalho difere quanto a importância deles na busca de um emprego. Ademais, o MEC define algumas regras para a liberação dos cursos técnicos.
Você sabe o que é um curso profissionalizante?
É claro que um curso profissionalizante ou livre tem suas vantagens:
- Preço baixo
- Fácil aprendizado
- Baixa carga horária
- Conhecimento acessível
Mesmo assim, uma pessoa com um curso técnico será muito mais valorizada por um pequeno detalhe: o grau de capacitação. Um curso técnico possui maior carga horária e a formação é baseada em diretrizes que o próprio MEC regulamenta. Além disso, apenas empresas (públicas ou privadas) que tem autorização do Ministério da Educação podem oferecer cursos técnicos. É o caso do Sistema S (Sesi, Sesc, Senai, Senac, Sebrae, etc…) e o Evolua Técnico, por exemplo.
Apesar de existirem cursos livres e técnicos com o mesmo nome, fique atento na grade curricular para não ser enganado. Outra diferença é que os cursos livres emitem certificado registrado no CNPJ da empresa, enquanto o curso técnico obrigatoriamente deve constar as informações referente ao processo de aprovação do curso no Diário Oficial do Estado ou da União.
Uma dica para entender a dúvida é perguntar se o curso em questão tem liberação do MEC e se o certificado pode ser aceito como comprovante de nível técnico. Caso não tenha, trata-se de um curso profissionalizante ou livre. Você também pode buscar informações com pessoas que já fizeram o curso e recomendam fazer. Afinal, perguntar não tira pedaço.
Agora que você sabe a diferente entre curso livre e técnico, é hora de se qualificar. Fique atento para mais conteúdos relacionados.